segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Ler é uma delícia. Experimente!


Salve salve meus queridos, que saudade de vocês. Deve estar meio corridinho pra todo mundo nesse mês né? Pois é, pra mim também está, mas vamos em frente né? Nesse post eu quero dividir com vocês as minhas leituras desse ano. Foram leituras bem legais hein?! gostei de várias, algumas nem tanto, e outras, sinceramente, péssimas, mas a gente sempre pode tirar proveito de alguma coisa não é mesmo? Então eis que estou aqui pra falar do que eu achei bom ou ruim... dar a minha opinião, enfim... comentar com vocês as minhas leituras deste ano (estão em ordem de leitura).

1. Por que os homens amam as mulheres poderosas (Sherry Argov)
Esse livro fez sucesso. Muito sucesso. Minhas amigas que o digam, rimos muito lendo juntas e também individualmente este livro. Uma leitura engraçada e bem realista (vendo por um lado "putz já fiz isso"). Leiam meninas, pode ser bem útil ;) Meninos, cuidado! Eu indico!

2. Leite Derramado (Chico Buarque)
Ganhei esse livro da minha prima, comecei a ler e confesso que achei um pé no saco, mas geralmente não largo a leitura (por pior que seja) na metade, continuei. Ainda bem, o livro é belíssimo, é só você ter um pouquinho de paciência que leitura bem gostosa. História bem interessante. Eu indico!

3. As mentiras que os homens contam (Luís Fernando Veríssimo)
Deixando claro, "homens" - seres humanos ok? Divertido, genial, bem escrito. Gostei bastante de ler essas crônicas do Veríssimo. Situações que mostram que, querendo ou não, o cotidiano das pessoas é cheio de mentirinhas. Eu indico!

4. Anjos e Demônios (Dan Brown)
Já falei desse livro aqui no blog, mas é com prazer que volto a falar dele. Achei uma leitura bem agradável, envolvente, cheia dos mistérios, gosto disso. Além dos lugares que são apresentados no livro, pra quem gosta de história da arte é um prato cheio. Eu indico!

5. A Cabana (William P. Young)
Não gostei. Achei o livro um tanto quanto "viajado", chato e bobinho. Aquela ideia de colocar Deus como pessoa física e de uma forma certa, humm não sei acho que não deu certo. Achei fraco. Não indico!

6. Antologia - meus contos favoritos (Lygia Fagundes Telles)
Bom hein?! Acho a Lygia sensacional, e nesse livro os contos são ótimos. Aquele suspense que deixa você livre pra pensar em várias hipóteses é muito bacana e o livro está cheio disso. Eu indico!

7. Quem é Capitu? (Alberto Schprejer)
Esse livro é bem legal pela falta de regularidade dele. São contos, crônicas, textos a respeito dela: Capitu. A mais enigmática de todas as mulheres de nossa literatura. Tem até um texto da Fernanda Montenegro nessa seleção que é show de bola. Eu indico!

8. Memórias de minhas putas tristes (Gabriel García Márquez)
Genial. O livro é um romance muito bem escrito, a história envolve, é bem resolvida, é interessante, mostra uma outra forma de ver o amor, enfim... é García Márquez. Basta. Eu indico!

9. Raciocíneo criativo (Stalimir Vieira)
Esse livro eu li para fazer uma prova da faculdade, mas sinceramente acho que deveria ser leitura recomendada para todo mundo que trabalha com publicidade. É muito interessante, tem uns estudos de cases bem legais, e é bem escrito. Eu indico!

10. Terra Papagalli (José R. Torero e Marcus A. Pimenta)
Ótimo. O livro conta, de uma forma bem humorada, a história do Brasil. O enredo é super divertido, você começa a se imaginar nas situações colocadas pelo livro. Bem bacana. Eu indico!

11. Mentes com medo - da compreensão à superação (Ana Beatriz B. Silva)
Olha... o livro tem lá suas partes interessantes, explica algumas coisinhas que são legais pra saber na área da psicologia, porém, é bem técnico não é gostoso de ler sabe? pensei várias vezes em deixá-lo de lado e partir pro próximo, terminei, mas "daquele jeito" sabe? Não indico!

12. Estação Carandirú (Draúzio Varella)
Fantástico! Chegava a me arrepiar lendo o livro. Bem escrito, as histórias bem selecionadas, acho que Draúzio Varella acertou a mão escrevendo o horror que ele viveu no Carandirú. Vale muito a pena ler. Eu indico!

13. Assassinato no Expresso do Oriente (Agatha Christie)
Bom, um livro de suspense policial. Você gosta? Se sim, então leia, é legal, interessante, mas se o seu lance não é muito esse tipo de leitura, então escolha outro da lista que você será mais feliz. Sinceramente eu esperava mais. Eu indico e não indico!

14. O Mistério da Estrela (Neil Gaiman)
Bem bacana o livro hein?! É um romance com várias citações à obra de Shakespeare, a história é toda bonitinha (um pouco infantil, confesso) porém, muito bem escrita. Gostei bastante, surpreendeu. Eu indico!

15. O Amor nos tempos do cólera (Gabriel García Márquez)
SENSACIONAL, como diria meu Prof. Ferrari, este livro eu li me emocionando a cada página. É lindo, a história é de uma beleza rara e é contado com a maestria do García Márquez. Romântico, doce, leve, cheio de emoções. Se fosse para eleger o queridinho do ano, seria esse. Extremamente bem escrito, bem desenvolvido, só não gostei do uso excessivo do nome+sobrenome dos personagens, chegava a encher o saco, mas só esse detalhe, no mais o livro é PERFEITO. Eu indico mesmo! ahhh foi gravado o filme, é um pouco diferente mas é muito bonito também. Não foi tão divulgado, mas tem participações de Javier Bardem e Fernanada Montenegro. Além da trilha sonora ser ótima tanto quanto. Indico também.

16. Redação Publicitária - sedução pela palavra (Celso Figueiredo)
Muito bacana este livro, foi uma leitura recomendada pra faculdade, porém, gostei como se o estivesse lendo por vontade própria. Acho que todas as pessoas que trabalham com publicidade, marketing, design, etc, deveriam ler, bem legal. Eu indico!

17. Um Farol no pampa (Letícia Wierzchowski)
Esse livro poderia ser chamado de "a casa das sete mulheres 2" pois é a continuação da história. Não escondo de ninguém que eu amo o RS, então essa leitura conseguiu me cativar muito por causa disso. Não é tão bem escrito, porém, mesmo assim é ótimo, histórias bonitas, envolventes, fazendo paralelo entre passado e futuro, gostei bastante. Eu indico!

Bom queridos(as), é isso... Espero ter contribuído um pouco para as próximas escolhas de livros de vocês. Caso já tenham lido qualquer um desses livros comentem aqui se gostaram ou não gostaram da leitura, que opinião tiveram do livro, se concordam comigo ou não. Ficarei feliz em saber a opinião de vocês.

Obrigada pela companhia nesse primeiro ano de Blog da Bergamota, espero de coração que vocês tenham gostado e espero que o ano que vem possamos estar ainda mais juntos. Feliz Natal e um ótimo 2011 pra todos.
Beijos.

4 comentários:

  1. Regi.. adoro seus posts haha =)
    Desses que vc indicou eu li, além dos da facul,"Terra papagali", "Expresso no oriente", "A cabana". Esse ultimo eu não gostei também, muito "viajado" mesmo..
    mas enfim.. eu comprei o "livro das citações" e achei uma bem legal que tem a ver com seu post =)
    "Leia não para contradizer nem para acreditar, mas para ponderar e
    considerar. Alguns livros são para serem degustados, outros para
    serem engolidos, e alguns poucos para serem mastigados e digeridos.
    A leitura torna o homem completo, as preleções dão a ele prontidão, e
    a escrita torna-o exato."
    francis bacon (1597)
    beeijos Boas Férias da facul =)

    ResponderExcluir
  2. Opa, fala "Tange"...

    Gaiman é o cara! se quiser uma leitura mais adulta dele, recomendo "Deuses Americanos"

    ResponderExcluir
  3. Oi Tange!

    Adorei as dicas! Me apeguei ao livro O Amor Nos Tempos do Cólero. Vou querer ler também! Um beijo!!!

    ResponderExcluir